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Quem lida com comunicação, marketing e publicidade já está acostumado a lidar com nomenclaturas como Geração X, Y e Z. O objetivo dessa publicação é agregar um termo, que hoje representa uma poderosa força na cultura de consumo: Geração C.

geração c
Essa terminologia foi concebida pela Nielsen e Booz Allen Consulting em 2010 e o conceito está mais para um grupo do que para uma geração de fato. Ou seja, a Geração C (que vem de “Connected Collective”) não representa uma faixa etária, mas uma mentalidade definida pelos pilares da criação, preservação, conexão e comunidade.

Quem é a Geração C?

• Segundo pesquisa realizada pelo Google, 80% da Geração C é composta por pessoas da Geração Y, também chamada de Geração do Milênio ou Geração da Internet;
• A Geração C está constantemente conectada à internet e 91% desses usuários dormem com um smartphone ao lado;
• A Geração C não apenas consome conteúdo on-line, como também cria e publica seu próprio conteúdo com frequência. 9 entre 10 pessoas da Geração C fazem isso ao menos uma vez por mês;
• São defensores apaixonados. Se existe uma marca com a qual se identificam, tendem a compartilhar isso com tantas pessoas quanto possível;
• Essa geração valoriza a relevância e a originalidade das marcas;
• A Geração C é até 3 vezes mais propensa a adquirir produtos ou serviços do que os demais grupos. Eles são grandes consumidores;
• Essa geração tem uma influência que responde por US$ 500 bilhões em gastos por ano, somente nos Estados Unidos;
• Membros da Geração C são duas vezes mais propensos a tornarem-se early adopters e influenciadores nas decisões de compra de outras pessoas;
• Esse público espera ter acesso ao que quer, quando quer e dá preferência ao conteúdo publicitário que possibilita a não adesão, como os anúncios em vídeo do YouTube, por exemplo;
• 76% da Geração C visita o YouTube semanalmente e 36% fazem isso todos os dias, o que faz da rede um prato cheio para quem deseja atingir esse público;
• No Brasil, 89% dos usuários da Geração C decidiram por adquirir um produto ou serviço depois de assistir a um anúncio no YouTube;
• 85% da Geração C conta com a aprovação de colegas para tomar decisões de compra.

O que podemos concluir é que os membros da Geração C têm um perfil único, porque estão altamente engajados, tomando decisões sobre as formas como vão viver suas vidas. Essas pessoas são motivadas pela honestidade e integridade, vivem o momento e estão sempre conectadas.

Essa geração sente uma necessidade urgente de se envolver com o mundo, satisfazendo suas necessidades através da criação e participação em comunidades – tanto as reais, formadas por seletos amigos e familiares, quanto as comunidades virtuais, que podem contar com inúmeros seguidores e desconhecidos.

Os membros da Geração C envolvem-se em diversas comunidades distintas simultaneamente e 55% deles interagem com 100 ou mais pessoas através das redes sociais.

A Geração C recebe abertamente marcas em seu círculo social e 39% desses usuários dizem considerar o YouTube a melhor plataforma para se envolver com as marcas.

Percebemos assim a necessidade das marcas tornarem-se cada vez mais autênticas, enfatizando seus valores e criando conteúdos cada vez mais relevantes para atrair esses

FONTES:
Gen C: YouTube Audiency Study” (Google / IPSOS / NowWhat)
Google+ Consumer Insights Lab Gen C Study” (Google / Sterling 2013)


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